Luanda - Mais de trezentas crianças de vários centros infantis e de acolhimento das províncias de Luanda e de Cabinda festejaram hoje, quarta-feira (20), o Natal antecipado com o Presidente da República, João Lourenço, e com a Primeira-dama, Ana Dias Lourenço.
A actividade, denominada “A roda do Amor”, aconteceu no Palácio Presidencial da Cidade Alta, em Luanda, teve como lema ”A Magia do Verde” e como pano de fundo a floresta do Maiombe, por intermédio de actividades lúdico-didácticas.
As crianças, com a orientação de professores e educadores de infância apreenderam a importância da protecção do bioma florestal, e também o conceito dos “3 Rs“ Reduzir, Reciclar e Reutilizar, a fim de evitar desperdícios e diminuir a produção de resíduos sólidos.
Os petizes aprenderam também como fazer hortas ecológicas e orgânicas com recurso a pequenos vasos, caixas de madeira, pneus velhos e até garrafas plásticas.
Na presença da ministra da Educação, Luísa Grilo e da governadora de Cabinda, Mara Quiosa as crianças aceitaram o repto lançado pela Primeira-dama Ana Dias Lourenço, para que cada uma leve, para o seu centro de acolhimento ou escola, sementes e mudas de plantas para a criação de pequenas hortas que, segundo disse, as mesmas terão o devido acompanhamento e as mais bonitas serão premiadas.
Durante a festa de Natal antecipado as crianças também tomaram contacto com alguns exemplares da flora da Floresta do Maiombe e ilustrações da sua fauna com destaque para o gorila.
Na ocasião, o Presidente da República, João Lourenço, transmitiu o seu carinho aos mais pequenos, agradeceu pela presença de todos, lembrou que o Palácio Presidencial não é apenas a casa do Presidente e sim “a casa do povo, a casa de todos os angolanos“ e augurou festas felizes a todas as crianças.
A Primeira-dama disse às crianças, que é importante acreditar nos seus sonhos e na força do pensamento, “se pensarmos em coisas boas, coisas positivas elas acontecem“, disse Ana Dias Lourenço .
A plataforma “Roda do Amor”, direccionada às crianças na primeira infância, teve início em 2017, com um processo de promoção de valores e princípios sociais fundamentais.
O Natal das crianças no formato central da "Roda do Amor" procura, todo os anos, propor um tema alinhado à missão, visão e valores da iniciativa. Mais do que uma simples festa, pretende-se que seja um processo de aprendizagem.MR/ADR