Huambo – O suspeito do assassinato da idosa encontrada no interior de uma arca frigorífica, na sua residência, no bairro dos Ministros, na cidade do Huambo, foi capturado, na última terça-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Em declarações, esta quinta-feira, à imprensa, o porta-voz do SIC no Huambo, sub-inspector de investigação criminal Abel Kangombe, disse que o principal suspeito da morte da cidadã nacional Rita Adelaide Tomás Andrade Sambongue, de 64 anos de idade, é o neto da empregada doméstica, e tem 17 anos.
Referiu que as motivações do crime foram financeiras, consubstanciadas na tentativa de cobrança de uma dívida de mil e 500 kwanzas, pelo serviço de jardinagem prestado à casa da vítima, que vivia sozinha e, ao longo do dia, tinha apenas a companhia da empregada doméstica.
Explicou que o acusado desferiu vários golpes na malograda e, depois, asfixiou-a com o cabo de uma vassoura no pescoço e escondeu-a numa arca frigorífica inoperante.
A perícia de necrópsia médica legal efectuada ao cadáver confirmou sinais característicos de espaçamento e asfixia mecânica.
O suposto autor confessou o crime e disse que o cometeu na noite de domingo dia 31 de Março.
O mesmo deverá ser presente a um juiz de garantias, para determinar a medida de coação, enquanto decorrer a instrução do processo-crime.
É a primeira vez que alguém é depositado em arca frigorífica, depois de assassinado, na província do Huambo, que tem uma população estimada em dois milhões e 700 mil pessoas, distribuídas pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.ALH