Lubango - O principal suspeito do latrocínio que vitimou um comerciante eritreu, no passado dia cinco de Fevereiro, na Zona Industrial do Lubango, na Huíla, foi capturado no último sábado, na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), soube a ANGOP.
Na semana passada a polícia apresentou três indivíduos, também, supostamente envolvidos no caso, mas afirmou que o principal suspeito, apontado pelos comparsas como autor dos disparos, conhecido por “Bad Ilustre” estava a monte.
Em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, o comandante provincial da Polícia Nacional da Huíla, comissário Divaldo Martins, disse que informações disponíveis dão conta que após fugir do Lubango, passou pelo Huambo, de onde seguiu a Benguela, escalando Malange, para refugiar-se na cidade de Saurimo.
O agora detido, conforme o oficial, é o autor do roubo concorrido com o homicídio do comerciante eritreu, e também parte dos assaltos ocorridos desde Janeiro no município do Lubango e integrava uma associação criminosa denominada "Liga dos Campeões", com células nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla e Namibe.
Segundo o oficial, com Bad Ilustre foi detido um outro cidadão, Bruno Valeriano "cão gordo", também foragido da polícia, por crimes praticados na província do Namibe.
Além dos dois agora capturados, a polícia da Huíla havia já detido Jikilson, no Huambo, Sónia e João, no Lubango, todos por envolvimento nos crimes praticados pela quadrilha, na província da Huíla.
O comerciante eritreu, de 37 anos de idade, foi morto a tiro em plena via pública, no dia cinco de Fevereiro, na zona industrial do Lubango, ao resistir a um assalto, quando transportava 36 milhões de kwanzas para depositar num banco.
Ao todo, pelo menos 12 pessoas estão directa e indirectamente envolvidas no caso, segundo a polícia. MS