Mbanza Kongo – A circulação rodoviária na Estrada Nacional-120, que liga os municípios de Mbanza Kongo e Nóqui, província do Zaire, está interrompida desde terça-feira à noite, devido ao capotamento de um camião contentorizado.
O acidente ocorreu na localidade do Kivola, a 26 quilómetros da vila fronteiriça do Nóqui, segundo constatou esta quarta-feira, a ANGOP, no local.
Trata-se de um camião de 40 pés, proveniente de Luanda com destino à vila do Nóqui, que dista a 165 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.
Alguns camionistas que falaram à ANGOP, consideraram o subtroço Kivola/Sede municipal como o mais crítico dessa estrada que dá também acesso à fronteira com a RDC.
Neste momento, dezenas de viaturas estão interditas de seguirem viagem no sentido Mbanza Kongo/Nóqui e vice-versa, aguardando a retirada do referido camião carregado de peixe congelado.
Para minimizar a situação, foi aberta no local uma via alternativa, onde transitam apenas viaturas a todo terreno.
A estrada nacional Mbanza Kongo/Nóqui beneficia, desde 2020, de trabalhos de reabilitação, tendo sido já asfaltados cerca de 140 quilómetros, dos 165 previstos.
Esta via permite também o escoamento de mercadorias que transitam para a província de Cabinda, norte de Angola, passando pela vizinha República Democrática do Congo (RDC).
O administrador municipal do Nóqui, Manuel José António, disse que a empresa a quem foi adjudicada a estrada está a mobilizar os materiais para uma intervenção profunda nesse subtroço bastante acentuado e que em tempo de chuva tem embaraçado a circulação rodoviária.
O município do Nóqui tem uma população estimada em mais de 23 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Lufico, Mpala e Sede. DA/DMN/JL