Mbanza Kongo – Dezasseis feridos, dos quais dois em estado grave é o resultado de um acidente de viação que ocorreu no princípio da tarde desta quarta-feira, na Estrada Nacional 120, que liga a cidade de Mbanza Kongo à comuna de Madimba, província do Zaire.
Trata-se de um camião de marca Unimog afecta à 3ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteira em Mbanza Mazina, arredores da cidade de Mbanza Kongo.
De acordo com o porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, intendente Luís Bernardo, em declarações à imprensa, o acidente aconteceu a 10 km da unidade policial quando os efectivos regressavam de uma missão de serviço.
“Ao perder os travões numa elevação, o veículo capotou e projectou os ocupantes para uma vala”, explicou o porta-voz da corporação.
Por sua vez, o director clínico do Hospital Provincial do Zaire, Pedro Almeida Gomes, confirmou a entrada de 16 pacientes vítimas de acidentes de viação naquela maior unidade sanitária da região.
Informou que dois pacientes apresentam lesões graves por contraírem trauma craniano encefálico e outros 14 apresentam ferimentos moderados.
De acordo com o médico generalista, uma das vítimas foi submetida a uma intervenção cirúrgica por apresentar um trauma abdominal fechado.
A 3ª Unidade da Polícia de Guarda Fronteira dista a cerca de cinco quilómetros da cidade de Mbanza Kongo. DA/JL