Talatona - A directora Nacional para as Políticas Familiares, do ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher, Santa Ernesto, defendeu, esta sexta-feira em Luanda, maior adesão da mulher nos programas de capacitação em tecnologias digitais, por forma a alcançar autonomia financeira e o auto-sustento.
Segundo a responsável que falava à imprensa, à margem do acto provincial do dia oito de Março, consagrado internacionalmente à mulher, comemorado sob o lema” A participação Activa das Mulheres nas Tecnologias de Informação Rumo a Prosperidade Social”, uma mulher que domina as ferramentas digitais consegue ter um negócio sustentável e o auto--sustento garantido.
Santa Ernesto disse que a presença feminina no sector da ciência e tecnologia ainda é pequena, devido a desigualdade social que começa desde cedo nas famílias.
De acordo com a diretora Nacional para Políticas Familiares, embora exista uma lacuna de gênero digital, as mulheres da região alcançaram avanços significativos na ordem dos 30 por cento.
A responsável citou que nas zonas rurais do país há necessidade de se desenvolver um trabalho árduo relativo as lacunas digitais.
Em relação a palestra sob o tema” O papel da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na Emancipação da Mulher no Mundo tecnológico (STEM), disse que é necessário "sensibilizar" , promover "políticas e quadros legais" que protejam as mulheres e raparigas e encorajar a participação das mesmas na ciência e tecnologia.
Por sua vez, o vice-governador da Província de Luanda para o Sector Económico, Gilson Carmelino, destacou oimportante papel da mulher no desenvolvimento sócio – económico, realçando a sua inserção no poder executivo.
Segundo o governante, o país tem actualmente 39 por cento das mulheres em cargos de direcção, sendo 31 nos cargos de decisão no parlamento, 34 na magistratura e 40 na diplomacia.
Na sua óptica, o tema tecnologia de informação ganha cada vez mais importância por estar relacionado à inclusão, ao crescimento económico, sustentável e também ao“fortalecimento das mulheres em todos os sectores da sociedade.
Por seu turno, o Administrador Municipal do Talatona, Rui Duarte, enalteceu o papel da camada feminina no desenvolvimento da sociedade, tendo sublinhado o empoderamento aliado ao uso das novas tecnologias como contributo significativo para catapultar a economia e o desenvolvimento sustentável.
O encontro que reuniu mulheres empresárias, realizou- se no âmbito das Jornadas do Março Mulher. GIZ.MAG.