Malanje- O governador de Malanje, Marcos Nhunga, considera que o município de Cangandala tem actualmente condições para atingir o desenvolvimento almejado nos domínios sociais e económicos, fruto da energia eléctrica da rede pública, do sistema de água e estradas, que ganhou nos últimos dias.
De acordo com o dirigente, com o surgimento destes serviços, estão lançadas as bases para o alavancamento da indústria e de outras áreas, através dos sectores privado e estatal, rumo ao desenvolvimento.
Marcos Nhunga fez essa afirmação por ocasião da inauguração quinta-feira (11) da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Capemba de cima e do sistema de electrificação de Cassuco, que vão atender as referidas localidades e a sede municipal de Cangandala.
Precisou que os trabalhos de instalações de redes de energia e água, bem como de estradas vão se estender gradualmente aos 14 municípios da província, visando a criação de condições para o investimento privado e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Apelou à população no sentido de conservar os bens para servir igualmente as futuras gerações, realçando ser intenção do Executivo minimizar os problemas que afectam a província de Malanje.
Os dois sistemas foram inaugurados em simultâneos pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges e pelo governador Marcos Nhunga, sendo que o de água, com capacidade de produção de 100 metros cúbicos/hora, vai beneficiar 31 mil habitantes, ao passo que o de energia vai permitir, numa primeira fase, 500 ligações domiciliares até ao final deste ano.
Entretanto, as autoridades tradicionais de Cangandala mostraram-se satisfeitas com o surgimento destes serviços e exortaram ao governo no sentido de continuar a trabalhar para a melhoria das condições sociais dos municípios com a implementação de projectos similares e outros.
O regedor Cagiza, soba Manuel Ferraz, destacou o empenho do governo na criação destes serviços, sendo que é primeira vez que Cangandala beneficia de energia da rede pública e de um sistema de água potável.
Já o soba de Capemba de cima, Domingos Fernando, realçou que até então a população consumia água de cacimbas e rios, tendo como consequências o contágio de doenças do fórum hídrico.
Situado a 28 quilómetros a sul da cidade de Malanje, o município de Cangandala compreende as comunas de Caribo, Culamagia e Bembo e conta com uma população maioritariamente camponesa.NC/PBC