Malanje- As autoridades administrativas de Cangandala promoveram hoje, na cidade de Malanje, um encontro com empresários nacionais, que visou o estabelecimento de parcerias público-privada para captação de investimentos nos vários domínios, com vista a impulsionar o desenvolvimento do município.
O evento que decorreu sob o lema “Oportunidades e Perspectivas para o Comércio”, surge em função de um diagnóstico realizado pela Administração Municipal, que teve como fito analisar os pontos fortes e fracos sobre a realidade da região em termos de investidores e de investimentos.
O administrador municipal de Cangandala, Dilangue Baião disse não existir na circunscrição lojas que comercializam produtos essenciais para a população, com destaque para material de construção civil e produtos da cesta básica à grosso.
“Existem apenas no município 87 cantinas, por isso apelamos aos empresários a investirem nos ramos do comércio e turismo”, disse, acrescentando que Cangandala oferece condições necessárias para quem deseja empreender e melhorar a imagem da região.
O responsável lamentou o facto de o município situar-se próximo da cidade de Malanje (28 quilómetros) e não possuir determinados serviços essenciais básicos com a qualidade desejada.
Fez saber que Cangandala é uma região geoestratégica da província de Malanje, pois está sedeada numa ilha e banhada pelos rios Kwanza, Cuije, Luando e Samba Kilumbo, bem como tracejada pela estrada nacional nº 160 que liga a região centro e norte do país.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado, Pedro Gingi, enalteceu a iniciativa da Administração de Cangandala em realizar o encontro que vai abrir portas aos investidores nas diversas áreas de negócios.
Solicitou aos empresários no sentido de abraçarem a causa, tendo em conta a facilidade na tramitação documental, oferta de energia e água e exploração do sector do turismo na localidade.
Enquanto isso, os empreendedores Ivone Neto e Garcia Kipacaça defenderam a abertura da banca para potenciar os homens de negócio que pretendem investir na região.
O encontro juntou empresários, homens de negócios, empreendedores, representantes do sector público e da sociedade civil, entre outros convidados.
O município de Cangandala conta com 60 mil habitantes, duas comunas, Carimbo e Culamagia e uma economia baseada na agricultura, pecuária e pesca. RM/PBC