Luanda - O embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio Morais, considerou, quinta-feira, em Luanda, que o lançamento do canal televisivo cabo-verdiano em Angola vai reforçar os laços de amizade, fraternidade e cumplicidade.
Falando no lançamento do canal da Televisão África (TVA), no operador de TV por satélite ZAP, o diplomata ressaltou ainda que vai contribuir para a sustentabilidade do "vínculo inquebrantável" dos dois povos, salientando que o canal vai elevar um conhecimento mútuo entre ambos os países, bem como promover um diálogo intercultural.
Por sua vez, o fundador da Televisão África (TVA), Saulo Montrond, informou que o canal vai emitir conteúdos generalistas relacionados com os dois países, com aposta no entretenimento.
Explicou que desta forma vão levar os residentes de Cabo Verde em Angola e vice-versa a estar por dentro dos principais assuntos relacionados com os seus países, bem como os próprios nacionais sestarem ao corrente dos acontecimentos.
Com apenas dois funcionários nacionais (jornalista e câmera), o canal, que já se encontra disponível, é um investimento de um milhão de dólares.
Sem avançar um número exacto de funcionários a recrutar, disse que a curto e médio prazo vão poder dar início a algumas produções a partir de Angola.
O director de gestão de canais e conteúdos da ZAP, Eurípedes Varela, afirmou que a parceria representa um passo importante para uma melhor travessia e diálogo cultural entre os dois países. SJ/ART