Malanje- A campanha de vacinação animal decorrida de 6 a 14 deste mês em Malanje, esteve abaixo das expectativas, porquanto foram vacinados apenas 13 mil e 214 animais, contra os 34 mil e 720 previstos para os 14 municípios da província.
A informação foi dada hoje, pelo chefe do Departamento Provincial de Veterinária, José Bonifácio Sucumula, realçando que a fraca adesão a campanha deve-se a alguns tabus e negligência por parte dos proprietários dos animais, sobretudo nas comunidades rurais.
De acordo com a fonte, nas zonas rurais, muitos populares alegam que o cão vacinado tem fraco desempenho na caça, razão pela qual se abdicam de levar o bicho à vacinação.
Outro factor que provavelmente contribui para o insucesso da campanha, realçou, foi a sua realização em época imprópria, pelo que, possivelmente muitos cidadãos não se aperceberam da mesma.
Explicou que a vacinação animal teria de acontecer em Maio de 2025, mas foi antecipada devido ao registo de 14 óbitos por raiva na província, de Janeiro a presente data, número superior comparativamente ao ano 2023.
José Sucumula precisou que apesar da cobertura vacinal não atingir as expectativas, no município de Malanje a cifra é satisfatória, sendo que o número previsto foi alcançado. NC