Malanje- Cerca de sessenta mil animais de estimação, entre cães, gatos e macaco serão vacinados, em Malanje, durante a campanha nacional de vacinação contra a raiva, iniciada segunda-feira (28).
Inserida no quadro do Programa Regional de Melhoria dos Sistemas de Vigilância de Doenças (REDISSE IV-Angola) e financiada pelo Banco Mundial (BM), a campanha que conta com 67 mil doses de vacina, visa reduzir os casos de raiva na província.
De acordo com o chefe de Departamento Provincial dos Serviços de Veterinária, José Bonifácio Sucumula, para o êxito da operação, as autoridades tradicionais trabalham na mobilização da população possuidora de animais de estimação, com vista a sua adesão.
A campanha conta com o envolvimento de mais de 50 técnicos brigadistas, entre vacinadores e registadores dos municípios de Malanje, formados no mês passado em matérias sobre boas práticas de vacinação animal, gestão de dados e conservação de vacinas.
Sem precisar o número de mordeduras, o responsável deu conta da morte de 13 pessoas só na cidade de Malanje, de Janeiro a presente data.
A operação a decorrer sob o lema “Uma só saúde animal, humana e ambiental”, agrega os Ministérios da Agricultura e Florestas, da Saúde e do Ambiente e tem como fito o controlo, prevenção e eliminação da raiva.
A Raiva é uma doença transmitida através do contacto directo de uma pessoa com a saliva dos animais infectados, por mordedura, lambedura ou arranhão. Ela é 100% mortal e afecta todos os mamíferos principalmente cães, gatos, macacos e pessoas. ACC/PBC