Zango – Uma cozinha comunitária, com capacidade de atender mais de 300 crianças e idosos/dia, foi inaugurada, nesta sexta-feira, na comuna de Calumbo (Viana), em acto presidido pelo administrador municipal, Demétrio de Sepúlveda.
Ao falar à imprensa, o administrador Demétrio de Sepúlveda informou que a iniciativa surge para melhorar a dieta alimentar das crianças e de alguns mais velhos que residem em Calumbo, consistindo em servir sopas e papas feitas de fuba de milho.
O responsável assegurou que a referida estrutura vai conceder mais emprego a várias pessoas, de modo a sustentarem também as suas famílias.
Fez saber que a comuna, no âmbito do Programa da Luta Contra à Pobreza, ganhou também uma instalação onde vai funcionar as cooperativas de corte e costura, salão de beleza e lavandaria, esta última com três máquinas de lavar. As estruturas estarão abertas ao público em dois períodos, manhã e tarde.
Por seu turno, o soba grande do Calumbo, Domingos Pedro, agradeceu pela inauguração das infra-estruturas que vão minimizar quer na alimentação das crianças daquela comuna, quer em ajudar nos serviços básicos dos moradores.
Indicou que neste momento enfrentam algumas dificuldades ligadas a saúde, fornecimento da água potável, bem como na educação. NGS/DP/SEC