Cacuaco - O novo administrador de Cacuaco, Fernando João, reconheceu, hoje (segunda-feira), em Luanda, receber uma circunscrição com "boa referenciação” pública, em função do trabalho desenvolvido pelo seu antecessor.
O gestor reconheceu o facto no acto formal da sua apresentação como administrador da municipalidade, numa cerimónia orientada pelo vice-governador de Luanda para o sector Económico, Jorge Miguêns Augusto.
Reafirmou que fruto do trabalho desenvolvido pelo antigo responsável, Auzílio Jacob, este ascendeu à governador do Icolo e Bengo, daí que aumentam as responsabilidades da nova equipa de trabalho nas mais diversas esferas, para a manutenção do estatuto.
Em Agosto de 2023, na 10ª Edição do Fórum dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), decorrida na Huíla, Cacuaco foi eleito o melhor município de Angola e no mesmo mês de 2024 conquistou o 1º lugar de melhor município de Luanda e 2º do Grande “Prémio Melhor Município de Angola” da classe A.
As últimas distinções ocorreram durante um evento em Malanje, onde também arrebatou a primeira posição nas categorias de Compromisso com a Criança, os prémios "Município Amigo da Criança” e de "Boa Governação, Transparência e Qualidade da Execução Orçamental".
De iniciativa do Ministério da Administração do Território, o fórum realizou-se sob o lema “A Vida Faz-se nos Municípios”. Teve como vencedor o município do Lubango (Huíla), enquanto o Andulo (Bié) ficou em terceiro lugar.
Em função da nova Divisão Política Administrativa (DPA), segundo o administrador Fernando João, Cacuaco ficou um pouco mais compactada, mas ainda possui uma boa extensão territorial.
Por este motivo, evocou, vão começar a fazer uma constatação para analisar os programas desenvolvidos, dar sequência e manter todos os aspectos positivos alcançados.
Pretendem continuar a trabalhar com todos os extractos da sociedade civil do município, com organizações juvenis, estudantis para continuar a recolher sugestões de qual é o melhor destino a dar ao município de Cacuaco.
Por seu turno, o vice-governador de Luanda para o sector Económico, Jorge Miguêns Augusto, considerou Cacuaco uma uma zona estratégicamente importante para a província de Luanda, por ser vizinha das províncias do Bengo e Icolo e Bengo.
Nestes grandes desafios, ressaltou ser importante ter em atenção a partilha inquestionável que será obrigada a fazer-se, entre as províncias de Luanda e Icolo e Bengo, porque o resultado é para o povo.
Constituída pelas comunas do Kikolo e Cacuaco (comuna Sede), a municipalidade faz fronteira a Sul com Viana, a este com a província do Icolo e Bengo, a Norte com o rio Bengo e a Oeste com o Oceano Atlântico. DJ/SEC