Cacuaco – Angola vai participar, através do município de Cacuaco (Luanda), num concurso de merenda escolar no Brasil, a ser exibido no canal televisivo "TV Aberta", a 15 de Maio próximo.
Segundo a administradora adjunta de Cacuaco para a Área Política, Social e da Comunidade, Isabel Vesse Vesse, o município de Cacuaco participou recentemente em gravações do Programa “A Vida de Merendeira”, no Estado do Rio de Janeiro (Brasil), durante as quais apresentou um dos pratos típicos do país e o sumo de múcua.
O calulú de peixe e feijão de óleo de palma com funje foi o prato típico apresentado por uma equipa integrada pela cozinheira comunitária Maria Luísa Magalhães, que levou uma receita elaborada à base de produtos locais.
Isabel Vesse Vesse justificou a escolha do “menu” pelo alto valor nutricional, evidenciado pela qualidade da alimentação nas escolas do país.
O resultado satisfaz por as merendeiras terem gostado da receita e “conseguido replicar o calulú na íntegra", disse.
Na fase eliminatória, acrescentou, foram distribuidos produtos alimentares, para que cada uma das três finalistas preparasse dois pratos principais e uma sobremesa, assentes na criatividade individual, em uma hora.
As gravações do “A Vida de Merendeira” ocorreram, entre 15 e 18 de Abril do ano em curso, durante as quais foram confeccionados vários tipos de pratos, cuja base preenche a merenda escolar no Brasil.
A apresentação dos resultados da iniciativa foi antecipada para Novembro do ano em curso, no Estado de Brasília.
“A Vida de Merendeira” é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Brasil (FNDE), para destacar o papel fundamental das cozinheiras na alimentação escolar, valorizando uma dieta variada e saudável, além de mobilizar a comunidade por meio da educação alimentar e nutricional.
Enquadra-se no projecto de cooperação da Agência Brasileira CIN e o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos no Brasil e consiste em séries audiovisuais veiculados em TV aberta, no intuito de valorizar e dar visibilidade ao papel das cozinheiras comunitárias na promoção de uma alimentação escolar saudável.
Participaram no concurso da melhor merendeira cinco regiões do Brasil, designadamente Centro-Oeste (Estado do Mato Grosso), Centro (Goiás), Nordeste (Alagoas), Sudoeste (Minas Gerais) e Sul (Paraná), tendo como países convidados Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique.
O município de Cacuaco (Angola) conta com oito cozinhas comunitárias e atende mais de 500 pessoas/dia. COF/SEC/IZ