Saurimo – O governador provincial da Lunda-Sul, Daniel Neto, convidou esta terça-feira os agentes e gestores administrativos a permanecerem abertos a críticas e sugestões dos munícipes no exercício das suas funções públicas.
Daniel Neto falava no acto de empossamento de Luís Domingos “Bolacha”, nomeado terça-feira como novo administrador municipal de Cacolo, em substituição de José Chicanji.
Na ocasião, o governante solicitou ao novo administrador uma nova dinâmica laboral com o apoio de todos os quadros disponíveis, para contribuírem no desenvolvimento da região.
Reiterou a necessidade de o novo administrador estar aberto a críticas, sugestões e opiniões dos munícipes e pautar por uma governação participativa.
Por seu turno, o novo administrador municipal de Cacolo reconheceu ser um grande desafio levar a bom porto o barco, mas considerou ser possível com a união das sinergias de todos os colaboradores.
Afirmou que, durante o seu mandato, vai dar prioridade à agricultura, uma vez que a região dispõe de solos férteis e recursos hídricos para alavancar o sector.
Prometeu igualmente valorizar os recursos humanos, a iluminação e a segurança públicas, a gestão e o ordenamento do território, assim como o saneamento básico.
Luís Domingos foi deputado à Assembleia Nacional pelo MPLA, antes de cessar o mandato há cinco anos.
O seu antecessor, José Chicanji, estava no cargo desde Outubro de 2022.
Testemunharam a cerimónia de tomada de posse os vice-governadores para o sector técnico e infra-estruturas e para o sector político social e económico, o administrador municipal de Saurimo, entidades dos órgãos de defesa e segurança, entre outras individualidades do governo provincial.
A 141 quilómetros da sede capital de Saurimo, município do Cacolo tem uma população estimada em 42 mil 196 habitantes, distribuídos pelas comunas de Alto Chicapa, Cucumbi e a sede.EM/JW