Cabinda- Catorze novos autocarros, com capacidade para 64 lugares cada, entraram, esta terça-feira, em circulação em Cabinda, para o reforço da frota de transportes públicos.
Os autocarros foram entregues a quatro operadoras do ramo, mediante a um concurso público, devendo as mesmas reembolsar o valor de 58.354.933,00 milhões kwanzas por cada autocarro, no prazo de 10 anos.
Os beneficiários pagaram antes o valor parcial de 2.917.747,00 kwanzas, correspondente 5% do montante global, para receberem os autocarros, sendo que o resto será pago em cota mensal de 461.976,55 kwanzas.
Em declarações à imprensa no final da cerimónia de entrega de autocarros públicos aos operadores do ramo, a governadora de Cabinda, Mara Quiosa, disse que a província conta agora com 64 meios em circulação.
Mara Quiosa reconheceu que o número de transportes públicos ao nível da circunscrição é ainda reduzido para acudir a demanda do momento, tendo reiterado o empenho do governo em continuar a investir na melhoria da oferta dos serviços de transportes urbanos na região.
Já o operador do ramo de transporte público, Vicente Massiala, prometeu trabalhar no sentido de reduzir o fluxo de pessoas nas paragens.
O funcionário público Osvaldo Simba louvou a iniciativa do governo e apelou a uma utilização racional dos meios.
Por sua vez a estudante do ensino primário João Samuel disse acreditar que os meios disponibilizados vão minimizar o problema de transporte público na região.JFC/VM