Cabinda - A governadora de Cabinda, Mara Quiosa, disse, quinta-feira, que as acções executadas em 2023, nos domínios socioeconómico impactaram positivamente na melhoria das condições de vida das populações.
Falando na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, disse que no sector da acção social família e igualdade no género uma atenção especial continua a ser dada às crianças, idosos, famílias desfavorecidas, para contribuir na unidade e coesão da família.
Realçou que o programa Kwenda já beneficiou 11 mil 924 famílias vulneráveis nos quatro municípios com transferências sociais monetárias, contribuindo na melhoria da condição de vida, sendo o município sede de Cabinda, o primeiro no país a beneficiar o Kwenda Urbano com um total de 5 mil 582 beneficiários.
Salientou também que uma atenção especial foi prestada aos Antigos Combatente e Veteranos da Pátria no âmbito de assistência e reinserção socioeconómica dos mesmos, onde o sector controla mil 560 assistidos.
Mara Quiosa ressaltou também as acções na agricultura pecuária e pescas, onde foram preparados e cultivados 36 mil 565 hectares, que resultaram na colheita de 549 mil 954 toneladas de mandioca, batata-doce, Inhame, banana pão, abacaxi, entre outros produtos.
Quanto à pesca artesanal, foram capturadas duas mil 627 toneladas de pescado diverso por 323 embarcações registadas.
Nos transportes, tráfego e mobilidade urbana, o destaque recai para a conclusão das obras do Quebra-mar, a instalação do pontão metálico flutuante assim como o início das operações do Ferry-boat e os serviços dos navios Catamarã.
Referiu-se também que as obras do Terminal Portuário de Águas Profundas do Caio do Porto de Cabinda decorrem a bom ritmo, sendo que a primeira fase poderá ser concluída em finais de 2024. PL/ART