Cabinda – O vice-governador de Cabinda para o sector político e social, Miguel dos Santos Oliveira, destacou quarta-feira, o papel do jornalista na nobre missão de formar e informar com responsabilidade.
Segundo o governante, ao jornalista pesa-lhe a responsabilidade de exercer a sua actividade primando pela ética, deontologia profissional e zelo.
Miguel de Oliveira falava, quarta-feira, na cerimónia de entrega das carteiras profissionais aos jornalistas da província.
Para a presidente do CCE (Comissão de Carteira e Ética), Maria Luisa Rogério, a entrega das carteiras profissionais representa o cumprimento da missão que a instituição vinha lutado para o exercício de um bom jornalismo no país.
Recordou que, os jornalistas não são juízes ou figuras que acusam determinadas pessoas, pelo contrário "temos é a missão de informar com rigor na ética e deontologia ou as chamadas regras da profissão".
Cerca de 1.100 carteiras profissionais foram já entregues a jornalistas nas províncias de Luanda, Bié, Malange, Huíla, Zaire e Cabinda.
No acto foram entregues certificados de reconhecimento aos jornalistas falecidos durante o exercício das suas funções.