Cabinda – Oitenta e três ravinas em progressão estão catalogadas pela Secretaria Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos de Cabinda, treze das quais foram intervencionadas.
O secretário provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos em Cabinda, Paulo Luvambano, afirmou que no município de Cabinda foram executados trabalhos de contenção em três ravinas nas localidades de São José Ngongo, Mabel 1 e Tali Sumbi.
Em curso estão acções de contenção das ravinas do Tchimuntu Yaco, município de Cabinda, a ravina de Quissoki/Caio Guembo, no Belize, e a de Santu Munu; no Cacongo.
Paulo Luvambano ressaltou que as condições climatéricas de Cabinda está na base do surgimento de muitas ravinas que podem provocar erosões e impedir a circulação de pessoas, sobretudo nas vias de acesso que interligam a província.
No âmbito do Programa de Contenção das Ravinas, disse, o governo está a envidar esforços para atenuar os danos e evitar o surgimento de mais ravinas.
As ravinas são fenómenos geográficos que ocorrem devido a erosão provocada pelas chuvas, tendo como consequência a abertura de fendas no solo. Dependendo do seu grau de progressão, podem ser classificadas de menor ou de grande escala.