Caála - Vinte e oito projectos, dos 33 inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) no município da Caála, província do Huambo, foram concluídos e entregues à população, de 2019 à presente data.
A informação foi prestada, este sábado, pelo administrado local, Rúben Etome, durante a tradicional cerimónia de cumprimento de fim de ano.
Na ocasião, o responsável disse que o PIIM, implementado em 2019, pelo Presidente da República, João Lourenço, contempla 18 empreitadas e 15 acções de aquisição.
Informou que o município tem por concluir seis empreitadas, designadamente a o apetrecho do Palácio do Administrador, a requalificação da Escola n-2, ambas na cidade da Caála, dos postos policiais das comunas da Calenga, Catata e do Cuima, para além de outras duas obras por iniciar.
Em relação ao Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP) orçado em 336 milhões de Kwanzas, Rúben Etome deu a conhecer que foi executado na ordem de 92 por cento, de Janeiro à presente data.
Informou que a carteira do programa de combate à pobreza contempla 45 projectos, da quais 33 concluídos e 12 em curso, direccionados às áreas de educação, saúde e agricultura.
Na área da educação, disse, constam cinco escolas do ensino primário, das quais quatro requalificadas e uma construída, nas comunas da Calenga, Catata, Cuima e Sede.
Rúben Etome disse para o sector da saúde foram reabilitados três postos, enquanto no domínio da agricultura foram disponibilizados fertilizantes, subvencionados pelo Estado, às cooperativas, associações, escolas de campos e famílias camponesas.
Considerou o exercício económico 2024, de ter sido de muitas realizações, sobretudo, com o início da construção da Plataforma Logística, que, em paralelo com o Corredor do Lobito, ajudará a impulsionar o desenvolvimento socioeconómico local.
Destacou, igualmente, o facto de o município ter sido contemplado pelo programa de emergência do Governo da província que envolve, entre várias acções, a requalificação dos jardins, substituição das luminárias, ligação da rede de eléctrica entre Caála e Huambo.
O município da Caála, localizado no corredor Oeste da província do Huambo, conta com uma população de 392 mil habitantes, distribuídos nas comunas de Calenga, Catata, Cuima e Sede. MLV/ALH