Ondjiva - Cento e seis incêndios de pequena e média proporções foram registados no período de Dezembro de 2023 a Novembro do corrente ano, pelo Comando do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, na província do Cunene, menos 27 em relação ao período anterior.
A informação consta do relatório de balanço do órgão distribuído este sábado à ANGOP, por ocasião do 30 de Novembro, Dia Nacional dos Bombeiros.
Segundo a fonte, dos incêndios registados 46 foram florestais, 40 residenciais, oito no sector de transporte, sete energéticos e cinco no sector comercial.
As principais causas dos incêndios foram o curto-circuito com 25, negligência (22), presumível fogo posto (sete), 48 não determinados, três vazamentos de gás butano e uma descarga atmosférica.
No período em causa, o órgão registou 50 cadáveres recuperados, menos 30 em relação ao período anterior, dos quais 27 foram mortes por afogamento, 18 por enforcamento, duas por carbonização e as restantes por descarga atmosférica, ataque de jacaré e asfixia.
O relatório aponta ainda para 82 neutralizações, sendo 56 de enxames de abelhas, cinco de derrame de combustível, 12 de serpentes e uma de morcegos.
Em termos de trabalho de assistência, as forças prestaram 141 serviços de ambulância, 62 acidentes de viação com vítimas encarceradas, oito podas de árvores e duas aberturas de portas.
Em termo de trabalhos profiláticos foram realizados mil e 885, em que foram tomadas 546 medidas de prevenção contra risco de incêndios
O comando tem sob seu controlo mil e 84 brigadistas e 58 brigadas contra risco de incêndios nos seis municípios
A data foi instituída no ano de 1981, devido a um incêndio de grande proporção ocorrido na refinaria de petróleo em Luanda.
A bravura e espírito determinado demonstrado pela força de especialidade no teatro das operações para a extinção do referido incêndio levou o Ministério do Interior a adoptar o 30 de Novembro como Dia Nacional do Bombeiro.
Sob o lema “fortalecer laços e salvar vida a união dos bombeiros é acção”, o programa reservou visita a diferentes instituições e organismos públicos, palestras, torneios de diferentes modalidades desportivas, campanha de sensibilização e simulacro demonstrativo de fogo real.FI/LHE/IZ