Luanda - O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) registou, no Natal, 71 ocorrências que resultaram em 14 mortes e 32 feridos, informou, esta quinta-feira, o seu porta-voz, Wilson Baptista.
Comparativamente ao Natal do ano anterior, houve um aumento de 10 mortes, 28 ocorrências e dois feridos.
De acordo com o superintendente bombeiro, a ocorrência de destaque neste período recai para a intoxicação por monóxido de carbono de quatro pessoas, três das quais morreram.
O facto, explicou, ocorreu no município do Okuma, província do Huambo, onde as três pessoas inalaram o gás tóxico libertado por um gerador de energia eléctrica ligado na sua residência.
A par deste incidente, o SPCB registou nove agressões físicas, com uma vítima mortal, nove acidentes de viação, com duas mortes e 22 feridos, seis afogamentos, mais cinco em relação a igual período do ano passado.
Foram também registados três indivíduos em comas etílicos.
Houve, por outro lado, no mesmo período, um caso de intoxicação alimentar, resultando em cinco vítimas clínicas que foram observadas, atendidas e encaminhadas para as unidades hospitalares pelas forças do SPCB.
Wilson Baptista garantiu a continuidade das campanhas de sensibilização de proximidade com as comunidades na via pública e também fazendo algumas abordagens a nível domiciliar para identificar possíveis cenários que possam resultar em acidentes domésticos e garantir que a quadra festiva seja tranquila e segura. CPM/SEC