Mbanza Kongo – O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) na província do Zaire exortou, esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, a população para o manuseamento correcto de objectos inflamáveis durante a festa de Natal e Passagem de Ano.
Em declarações à ANGOP, o especialista deste órgão afecto à Delegação Provincial do Zaire do Ministério do Interior, subinspector bombeiro Manuel Kevazola Júnior, disse que devido à azáfama que se assiste neste período, muitos cidadãos perdem o controlo no manuseio de alguns objectos inflamáveis que podem causar tragédia no seio da família.
A propósito, disse, a instituição está levar a cabo desde a segunda quinzena deste mês, uma intensa campanha de sensibilização da população sobre os cuidados a ter no manuseio de alguns meios como a botija de gás, o fogão eléctrico e a petróleo, redutor, mangueiras, velas, entre outros objectos.
A campanha decorre nas seis sedes municipais da província do Zaire, onde estão a ser distribuídas cartilhas que contém conselhos úteis sobre as zonas balneárias autorizadas, a observância rigorosa das regras de trânsito rodoviário, o uso correcto de objectos inflamáveis, entre outros conselhos válidos para este momento festivo.
Entre as principais ocorrências que os bombeiros registam durante a quadra festiva, o responsável apontou os incêndios, afogamentos, acidentes de viação, a intoxicação alimentar e as agressões físicas.
“Essas ocorrências podem ser evitadas se a nossa população colaborar e acatar os conselhos que estamos a transmitir”, disse.
Trezentos e 10 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros estão mobilizados para o asseguramento da quadra festiva na região. DA/JL