Uíge - Cinquenta e quatro pessoas morreram e outras 83 ficaram feridas, desde Novembro de 2023, na província do Uíge, devido às ocorrências de incêndios, afogamentos e enforcamentos.
Essa informação foi avançada essa segunda-feira, na cidade do Uíge, pelo comandante provincial do SPCB, Júlio Nunes Canzau, durante a abertura das jornadas alusivas ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado a 30 de Novembro.
O responsável, que não avançou os dados anteriores, apontou apenas a negligência como a principal causa dessas ocorrências, tendo como prejuízo um total de 43 milhões 776 mil Kwanzas.
Em relação às chuvas, disse que 490 casas ficaram destruídas, afectando três mil 376 pessoas.
Na abertura das jornadas comemorativas ao 43º aniversário do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, na província do Uíge, com foco na sensibilização da população que vive em zona de risco, o delegado em exercício do Minint no Uíge, comissário de emigração Filipe José Pemba, encorajou os efectivos a terem maior empenho na materialização das tarefas programadas.
Em relação às jornadas que decorrem sob o lema “Fortalecer laços e salvar vidas, a união dos bombeiros em acção”, o responsável sublinhou que a celebração Dia Nacional dos Bombeiro visa reflectir sobre a projecção das acções futuras, fazendo valer o lema escolhido para essa festividade.
Consta da agenda de celebração do 43º aniversário do Serviços Protecção Civil e Bombeiros a realização de actividades desportivas e recreativas, campanha de sensibilização dos vendedores de combustíveis em locais inadequados, visitas de constatação a algumas zonas de risco, distribuição de cartilhas com informações sobre o risco de incêndios, palestras sobre o risco de afogamento, campanha de limpeza e a deposição coroa de flores ao túmulo do Soldado Desconhecido, entre outras acções. EPP/JAR