Ndalatando – O Comando de Protecção Civil e Bombeiros realizou desde Janeiro deste ano duas mil 744 acções profiláticas, para a prevenção de incêndios, acidentes de viação e outros sinistros nas comunidades.
Num balanço apresentando hoje (sábado), por ocasiãos 43º aniversário da instituição, Feliciano Gonçalves, comandante adjunto do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, indicou que o grau de incumprimento das medidas de segurança ditadas pela instituição ainda é preocupante.
Por este facto, acrescentou, o número de sinistros continua preocupante.
Disse que a instituição registou desde Janeiro deste ano 88 incêndios que causaram nove feridos e danos materiais estimados em 63 milhões 393 mil e 300 kwanzas.
Constam também dos registos 119 acidentes de viação, que resultaram em 294 feridos e 48 mortos.
No mesmo período, 38 pessoas perderam a vida por afogamento, dez desapareceram no meio aquático e quatro foram salvas em iminência de afogamento.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiro deu conta também de 15 casos de suicidio por enforcamento, assim com atropelos constantes ao Código de Estrada, uma das principais causas dos acidentes de viação.
De acordo com o balanço, as chuvas continuam a ser um problema na província do Cuanza-Norte e neste período em referência afectaram duas mil 374 famílias, resultando em 14 feridos e duas mortes.
Sem dados comparativos, o oficial afirmou que estas estatísticas representam uma redução em relação ao mesmo período de 2023, mas continua preocupante.
Já o comandante provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Domingos João Manuel, que presidiu a cerimónia, considerou que a data representa o reconhecimento pela dedicação, coragem e compromisso com a vida a que os efectivos desde “importante orgão do Ministério do Interior (MININT)” se comprometem a salvaguardar, em prol do crescimento sócio, político e económico da nação angolana.
Ressaltou que a preservação da vida humana, a protecção do património público e privado constituem as principais missões e base da existência do Serviço Provincial de Protecção Civil e Bombeiros “,dai a grande relavância e importância do mesmo”, assinalou, em representação do delegado provincial do MININT, José Fernandes.
O acto provincial de mais um aniversário do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, assinalado hoje (sábado), aconteceu, na cidade de Ndalatando, com o lema “Fortalecer laços de salvar vidas, a união dos bombeiros em acção”.
A actividade foi marcado com a entrega de diplomas de mérito a efectivos destacados, assim como momento cultural. IMA