Malanje- Pelo menos trezentos cidadãos, entre efectivos do Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros e populares, beneficiaram hoje, sexta-feira, nesta cidade, de assistência médica gratuita, durante uma Feira de Saúde promovida pela corporação.
A actividade abrangeu igualmente efectivos de outros órgãos do Ministério do Interior e transeuntes e enquadra-se nas comemorações do 43º aniversário do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, a assinalar-se sábado (30) e visou levar os serviços de saúde sobretudo junto dos cidadãos de baixa renda.
Durante o evento, foram realizados rastreios de hipertensão arterial, glicemia e malária, bem como testes voluntários de Hiv/Sida, tendo culminado com a entrega de medicamentos e orientações médicas aos pacientes com casos positivos.
A porta-voz do Comando Provincial de Protecção Civil e Bombeiros, Júlia da Conceição, disse que a jornada contou com o envolvimento de sete médicos do órgão e da Delegação Provincial do Interior, para além de técnicos de enfermagem.
A par da Feira, o dia culminou também com a realização de uma sopa solidária distribuída as crianças de e na rua, visando acudir as dificuldades alimentares que as mesmas enfrentam.
A jornada do dia dos Bombeiros foi aberta a 23 deste mês e permitiu até ao momento, a realização de uma campanha de sensibilização sobre o uso de extintores no interior de viaturas, junto dos automobilistas, que visou contribuir na prevenção de incêndios nos automovéis.
As comemorações decorrem sob o lema “Fortalecer laços e salvar vidas: A união dos Bombeiros em acção” e reservam para sábado e encerram sábado com um encontro de confraternização e reflexão, bem como a oferta de um kit de maternidade ao primeiro bebé que nascer neste dia, na Maternidade Provincial.
O Dia Nacional dos Bombeiros em Angola, celebra-se a 30 de Novembro desde 1981, em homenagem a um grupo de efectivos que faleceram nesta data, durante a extinção de um incêndio de grandes proporções, deflagrado na Refinaria de Luanda. NC