Caxito – Cinquenta e cinco afogamentos foram notificados pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na província do Bengo no ano 2024.
Os afogamentos aconteceram maioritariamente no rio Dande.
Nesse sentido, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros aconselha a população a tomar muita atenção sobretudo com as crianças que levam para o rio.
Como consequência da chuva que se abateu na província ao longo do ano foram afectadas 3 mil 879 residências, das quais 2 mil 805 inundadas e 1.074 danificadas, causando seis mortos e 22 feridos.
O município do Dande foi o mais atingido com cerca 1.348 famílias afectadas.
O delegado do Minint no Bengo, Delfim Kalulu Inácio, apelou a população a acatar os conselhos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, para que evitem construir nas linhas de água, nem atravessar o rio quando houver fortes correntezas.
No período em referência, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros teve o registo 65 incêndios que tiveram como causa curto-circuito, aquecimento das cintas, fogo posto, fogo aberto, aquecimento de máquina, negligência e fuga de gás.
Os sectores residencial privado, ambiental, comercial, empresarial, dos transportes, energia, educação e saúde foram os mais afectados.
Em 2024, na província do Bengo, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros notificou 764 ocorrências, um aumento de 407 ocorrências comparativamente ao ano anterior. CJ/PA