Luanda - O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), em Luanda, tem registado um aumento de casos de incêndios em residências no período festivo, numa média de oito para 14 ocorrências por semana.
O porta-voz dos SNPCB, Faustino Miguês, disse esta terça-feira à ANGOP, no município de Belas, sem revelar o número de vítimas, que a situação é preocupante, com prejuízos materiais de avultados.
Apontou os municípios de Viana, Kilamba Kiaxi, Cacuaco, Cazenga e Viana como os que mais casos registam, sendo as principais causas dos incidentes curto-circuitos, negligência, fogo posto e fuga de gás.
O oficial bombeiro pediu à população para acatar os conselhos sobre os cuidados a ter com o manuseamento de utensílios de cozinha, produtos inflamáveis e substâncias incandescentes.
Alertou ainda os adultos para prestarem atenção às as crianças, por serem as principais vítimas, frisando que os bombeiros têm intensificado acções de mobilização social sobre a prevenção de incêndios e promoção da cultura preventiva, sobretudo durante a quadra festiva.