Malanje- A direcção regional nordeste do Banco Nacional de Angola (BNA) em Malanje, analisa desde hoje (segunda-feira), com os estudantes do Iº ciclo do ensino secundário, a relevância socioeconómica da poupança, para o desenvolvimento do hábito de economizar.
O evento, uma iniciativa do BNA, enquadra-se no âmbito da semana da poupança, a decorrer de 28 de Outubro a 1 de Novembro, visando consciencializar a sociedade sobre a importância de desenvolver os hábitos de poupança como factor catalisador para o desenvolvimento socioeconómico, contribuindo assim para a promoção da literacia e inclusão financeira.
Ao intervir no acto, a directora regional do BNA, Isabel Gomes, disse que os desafios do contexto actual tornam mais relevante o engajamento na promoção da educação financeira no seio dos estudantes, jovens e das famílias, para que sejam capazes de gerir o seu dinheiro com sabedoria, destreza, competência, visando enfrentar as adversidades do dia-a-dia de forma prudente e mais resiliente.
Disse ser necessário que os estudantes adquiram e desenvolvam competências, atitudes e habilidades sobre bons hábitos de poupança, gestão de finanças pessoais e investimentos.
Ao dissertar a palestra sobre “ A relevância socioeconómica da poupança”, o chefe do sector de supervisão e acompanhamento do BNA, Faustino Francisco João, frisou que o banco quer com esta actividade incutir no seio dos alunos, de quem poupa hoje garante o futuro do amanhã.
O Dia Mundial da Poupança surgiu em 31 de Outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão, Itália, sob lema “ Dinheiro Poupado, Futuro Assegurado”.
A semana da poupança reserva entre outras actividades, com enfoque para a campanha de inclusão financeira, palestras sobre a relevância socioeconómica da poupança e concurso interactivo didáctico. RM/PBC