Uíge - Seis municípios da província do Uíge vão beneficiar, este ano, de 125 milhões de dólares cada, para a implementação de projectos ligados à saúde, educação, registo civil e reabilitação das vias de acesso, num financiamento do Banco Mundial (BM).
Trata-se dos municípios do Bembe, Negage, Alto Cauale, Damba, Maquela e Uíge, informou esta sexta-feira, na cidade do Uíge, a directora da região 1 do Projecto Njila, Joana Marcos.
A responsável da região 1 do Projecto Njila, que compreende as províncias de Luanda e Uíge, explicou que nos seis municípios da província do Uíge já foram apresentados projectos e realizados workshops de validação da carteira de financiamento.
“Nessa altura, os administradores municipais com as suas equipas estão a trabalhar nas carteiras dos projectos aprovados, depois da auscultação das comunidades”,
O projecto Njila, iniciado em 2023, tem a duração de cinco anos. É um projecto do Governo, liderado pelo Ministério da Administração do Território e coadjuvado pelo Ministério das Finanças.
Para sua implementação, o projecto conta igualmente com a participação dos ministérios das Obras Públicas, Justiça e Direitos Humanos, da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
A iniciativa visa reforçar a capacidade de gestão financeira e fundiária, assim como aumentar a cobertura do registo civil nos 58, dos 164 municípios abrangidos no projecto.
O projecto vai ajudar na melhoria das salas de registo das maternidades e dos seus equipamentos, aumentar o número de equipas das áreas recônditas e melhorar a reabilitação de lojas de registo.
A iniciativa social, que será implementada num total de 58 municípios do país, conta com financiamento de USD 250 milhões de dólares. NM/JAR