Huambo – O bispo auxiliar da Igreja Tocoísta, Luyindula Lukoki, apelou, este sábado, no Huambo, ao reforço da acção solidária e à demonstração do amor fraternal entre os cidadãos, tendo em conta o elevado número de carentes.
O religioso falava durante uma campanha de doação de 50 bolsas de sangue à hemoterapia do Hospital Sanatório do Huambo, em gesto de solidariedade da igreja, para acudir a necessidade deste líquido “precioso”.
O bispo disse ser importante que os cidadãos se entreguem às acções solidárias, no geral, que criem impacto positivo na sociedade e na vida das pessoas, influenciando a prática de bons exemplos, para uma Angola melhor.
Destacou o papel dos meios de comunicação social na moralização da sociedade e na influência positiva de transmitir mensagens de amor ao próximo e de crescimento e unidade nacional.
Sobre a campanha de doação de sangue, disse ser um líquido que faz falta a muita gente e que se não tiver no hospital, certamente, pode levar a morte dos pacientes e doentes, sobretudo, as vítimas de acidentes e outras complicações complexas.
Luyindula Lukoki, que também é representante-geral da juventude Tocoista disse que as actividades na província do Huambo enquadram-se no plano de acção das actividades da pastoral juvenil central, para demonstrar e reforçar o princípio do amor, conforme ensina a Bíblia Sagrada.
Por sua vez, o director-geral do Hospital Sanatório do Huambo, Manuel Botelho, agradeceu a Igreja Tocoísta pelo gesto solidário, pois, como é sabido, as hemoterapias das unidades sanitárias sobrevivem de dadores de sangue voluntários e familiares.
Referiu que este hospital atende várias patologias infecciosas, sendo que a média de bolsas de sangue utilizado por dia é de cinco, principalmente, nas secções de pediatria e medicina.
Pediu as outras igrejas e organizações filantrópicas a realizarem gestos do género, pois realizam transfusões regulares e quando o doente não tiver um dador em tempo oportuno, pode ter graves complicações ou mesmo falecer.
Para além da doação de sangue, os fies Tocoistas realizaram um culto com os reclusos do Estabelecimento Penitenciário do Cambiote, periferia da cidade do Huambo, com o objectivo de dirigir uma mensagem de conforto e de esperança, para além de entregá-los matérias de higiene pessoal.
No quadro da sua visita de trabalho de três dias à província do Huambo, o responsável religioso foi recebido, sexta-feira, em audiência pelo vice-governador para o sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco.
Para domingo, o programa reserva um culto de acção de graças. ZZN/JSV/ALH