Ondjiva- O Bispo da Diocese de Ondjiva, província do Cunene, Dom Pio Hipunhati, reafirmou este sábado na missão de Omilunga, a aposta da Igreja na moralização das comunidades para a construção de uma sociedade sã e harmoniosa.
O prelado católico fez esta afirmação à margem da cerimónia de ordenação de 13 novos sacerdotes e um diácono, em cerimónia orientada pelo Núncio Apostólico de Angola e São Tomé e Príncipe, Dom Kryspin Dubiel.
De acordo com o bispo, a igreja como parceira do Estado tem trabalhado em acções ligadas à educação, saúde e resgate dos valores morais e cívicos, além da transmissão do evangelho.
Dom Pio Hipunhati lembrou que desde os primórdios, a Igreja desempenha um papel importante nas comunidades, através da promoção de acções que ajudam na formação e no bem-estar das comunidades.
Salientou que as primeiras escolas da província foram associadas à Igreja Católica, responsável pela formação de muitos quadros angolanos.
“Sempre nos preocupamos elevar as práticas de cidadania, a formação integral da pessoa, não apenas na parte espiritual, mas sobretudo na instrução académica e assistência hospitalar”, sustentou.
Por seu turno, o Núncio Apostólico, Dom Kryspin Dubiel, manifestou-se satisfeito pela ordenação de novos padres que servirão as comunidades, realçando a necessidade de se dedicarem pela unidade da igreja.
O Representante da Santa Sé está no Cunene para uma visita de quatro dias, onde presidiu a missa deste domingo, bem como manteve encontros com missionários e com os movimentos laicos da Igreja Católica.
Testemunharam o acto a governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, membros do governo, representantes de partidos políticos, autoridades tradicionais e fiéis oriundos de diferentes paróquias do país e da vizinha República da Namíbia.FI/LHE/HDC