Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Bienal de Luanda constitui destaque social

     Sociedade              
  • Luanda • Sábado, 05 Outubro de 2024 | 20h29
Ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança
Ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança
Gaspar dos Santos-ANGOP

Luanda – A reunião da delegação angolana, encabeçada pela ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, com a direcção da UNESCO, constituiu, entre outros, o destaque social da semana que termina hoje, sábado.

O encontro centrou-se na preparação da quarta edição da Bienal de Luanda, um evento de relevância para a promoção da cultura de paz em África, bem como na parceria com a Unesco.

Segundo a ministra de Estado, o encontro serviu para apreciar o relatório da terceira edição da bienal e aprovação do tema da quarta edição, que será, posteriormente, tratado de forma profunda ao nível dos subtemas.

A quarta edição da bienal para a cultura de paz vai decorrer em Angola, em 2025, coincidindo com os 50 anos da proclamação da independência do país.

A bienal é uma iniciativa de Angola, da UNESCO e da União Africana (UA), instituída em 2015, sendo um encontro bi-anual de apoio ao Movimento Pan-Africano para a Cultura de Paz e Não Violência.

Outro destaque foi a semana mundial do espaço  (WSW), a decorrer de 4 a 10 do corrente mês, aberta pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, para quem a criação da futura Agência Espacial Angolana trará maior agilidade e eficácia na condução do programa espacial, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconómico.

"Com uma Agência Espacial, o país vai ganhar maior reconhecimento internacional, facilitando parcerias globais e posicionando Angola como co-líder regional em iniciativas espaciais em África, impulsionando tanto a educação, saúde, quanto a indústria e a investigação científica", afirmou.

O ministro falou do Eixo 4 da Estratégia Espacial Nacional 2016-2025, que estabelece a afirmação internacional do Estado Angolano no domínio espacial.

Sob o lema "O Espaço e as Mudanças Climáticas", a Semana Mundial do Espaço é organizada pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), com o apoio do INAMET, INACOM e FADCOM.

O mesmo visa destacar as iniciativas angolanas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, por meio da tecnologia espacial.

Já a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, pediu o engajamento de todos os cidadãos na dinamização das acções em prol da harmonia e coesão social.

Segundo a governante, Angola assumiu vários compromissos a nível nacional, com respaldo no Plano de Desenvolvimento Nacional, e na arena internacional destaca-se a Agenda 2030 das Nações Unidas, sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

A ministra falava sobre a campanha de sensibilização sobre prevenção do ambiente e oficinas de empoderamento da família, no quadro do Programa "Luanda Capital Mundial da Família 2024 – 2025”.

Por esta razão, disse que “somos chamados a implementar acções, medidas de sistemas de protecção social adequadas a aumentar a resiliência dos mais pobres e em situação de vulnerabilidade, empoderar as mulheres e meninas para alcançar a igualdade de género”.

Outro destaque foi o anúncio do registo de cerca de seis mil 920 casos de violência doméstica em Angola, de 2023 a Agosto do corrente ano, feito pela conselheira do ministro do Interior para área social, Maria da Silva.

A responsável falava no workshop sobre integração da perspectiva de género, justiça e violência, promovido pelo Governo angolano e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Sem avançar dados comparativos em relação a igual período anterior, Maria da Silva realçou que do número total registado, mil e 446 são casos de violência sexual,  50 de fuga a paternidade, 308 casos de não prestação de alimentos, bem como quatro mil 339 de violência física  e 777 de ameaça.

Salientou que em função das referidas violações foram detidos dois mil e 329 indivíduos, tendo realçado que mil e123 processos já se encontram remetidos aos órgãos de justiça.

Fez manchete a segunda edição da feira de gastronomia e cultura, realizada no Museu de Antropologia, em Luanda, com o objectivo de promover e dar maior visibilidade do espaço museológico.

De acordo com Nilsa Samara, promotora, o evento conta com mais de 20 expositores nacionais e estrangeiros que apresentam diversas gastronomias.

A iniciativa teve como atractivos exposições de arte, visita guiada ao museu, dança tradicional, música folclórica, teatro, stand Up comedy e jogos diversos.

Ainda nesta semana, as cantoras angolanas Yola Semedo, Ana Joyce e as fadistas portuguesas Sara Correia e Katia Guerreiro animaram a sétima edição do Festival Caixa Fado.

O evento contou também com os cantores Nelo de Carvalho (Angola) e os fadistas portugueses Marco Rodrigues e António Pinto Basto.

Para João Plácido Pires, responsável do evento, o Festival Caixa Fado é um momento de celebração musical e um importante catalisador para o crescimento e desenvolvimento da música e dos laços musicais entre artistas e culturas.

Ainda no domínio cultural, o Grupo Rádio Nacional de Angola (RNA) homenageou os vencedores das várias edições do concurso musical  Top dos Mais Queridos, promovido pela estação.

A gala de homenagem enquadrou-se nas festividades da "Semana da RNA", em saudação ao 49° aniversário da rádio angolana, a comemorar-se no sábado (dia 5).

O tributo, o terceiro a ser realizado pela rádio, depois de 2012 e 2017, iniciou às 21h30 minutos com o hino RNA, com coreografia, vídeo de introdução e do Top dos 5.

Sem a presença, em palco, dos vencedores, as músicas destes foram interpretadas por Nuno Camacho, Mister Kim, Roxane Fernandez, Santimant Dimandi, José Garcia, Ismael Benguela, Tony do Fumo Filho, Zé Manico, Man Sembilas, acompanhados pela Banda Movimento.

Mereceu também destaque a morte do jornalista Ismael Mateus, vítima de acidente de viação. Os seus restos mortais foram a enterrar no cemitério da Santa Ana, em Luanda.

O velório iniciou na sexta-feira, no Quartel General do Comando do Exército (ex-RI-20), local onde o Presidente da República, João Lourenço,  rendeu homenagem ao jornalista Ismael Mateus.

O funeral foi testemunhado por várias individualidades, com destaque para membros do Governo, representantes de partidos políticos, da sociedade civil e religiosa, familiares, antigos colegas e alunos.

O também membro do Conselho da República dirigia uma viatura que se despistou e embateu em obstáculos fixos (placa publicitária e árvore), na Avenida 21 de Janeiro, no sentido bairro Rocha Pinto Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro (próximo da Força Aérea Nacional, ex-FAPA-DAA).

Jornalista desde 1981, Ismael Mateus nasceu em Luanda, a 6 de Julho de 1964. Foi membro fundador do Sindicato de Jornalistas Angolanos (SJA) e membro da União dos Escritores Angolanos. OHA





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

Bienal de Luanda constitui destaque social

 Sábado, 05 Outubro de 2024 | 20h29

Angola admitida como membro observador da Francofonia

 Sábado, 05 Outubro de 2024 | 20h24

Palancas Negras concentram-se domingo em Luanda

 Sábado, 05 Outubro de 2024 | 20h03

Conferência sobre petróleo e gás marca semana

 Sábado, 05 Outubro de 2024 | 19h56

Ataque israelita mata dois membros do Hamas no Líbano

 Sábado, 05 Outubro de 2024 | 19h25

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+