Cuito - O Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Dom Giovanni Gaspari, considerou hoje, na cidade do Cuito, província do Bié, positiva a cooperação entre a igreja Católica e o Estado angolano, sobretudo na área social.
Dom Giovanni Gaspari falava à imprensa à saída de um encontro com governador do Bié em exercício, José Fernando Tchatuvela, com quem abordou assuntos relacionados com a igreja na província e os projectos económicos e sociais do governo a favor das populações.
O representante da Santa Sé, que se encontra desde hoje no Bié, para uma visita de constatação de 48 horas sobre o crescimento da sua igreja na província, afirmou que o Acordo-Quadro entre o Estado angolano e a Santa Sé, assinado em Setembro de 2019, demonstra as boas relações existentes e que se pretendem reforçadas nos vários domínios.
O acordo, recordou, prevê o reconhecimento da personalidade jurídica da Igreja Católica em Angola e a titularidade dos seus imóveis.
Reconheceu, por outro lado, o apoio do governo da província na recuperação de infra-estruturas sociais afectas à igreja, entre escolas e unidades sanitárias, salientando que vão continuar a trabalhar com as autoridades na moralização das famílias.
Já o governador em exercício, José Fernando Tchatuvela, considerou a igreja Católica uma das principais parceiras do governo, em acções viradas à moralização da sociedade, na formação académica e profissional bem como na assistência médica à população.
O governo já recuperou unidades sanitárias e instituições de ensino nas missões de Vouga (município do Cunhinga), Chicumbi (Andulo), e neste momento decorre a reabilitação de outras infra-estruturas sociais na Missão de Chitalela (Catabola), assim como o Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus (Cuito).
Trata-se da primeira visita de Giovanni Gaspari ao Bié, desde a sua nomeação como Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, a 21 de Setembro de 2020, pelo Santo Padre Papa Francisco.