Cuito - A reabilitação da barragem sobre o rio Cuquema, na comuna da Chicala, paralisada há mais de 30 anos, poderá contribuir na melhoria da qualidade de vida da população.
O referido empreendimento fornecia, até aos anos 80, cerca de 10 Megawatts (MW) a comuna da Chicala e a cadeia de Capolo (alberga mais de 300 presos.
A propósito, o administrador muniicpal do Cuito, Abel Guerra Paulo, frisou que, infelizmente, a falta de financiamento invabilização a reabilitaão da infra-estrutura de capital importância para o desenvolvimento sócio economico da região.
O responsável, que falava à imprensa no final de uma visita de constatação de deputados as infra-estruturas e obras em curso na província, frisou ser intenção do governo provincial reabilitar o referido empreendimento.
Por seu turno, o deputado António Filipe manifestou-se satisfeito com o nível de execução física das obras do PIIM na comuna da Chicala, realçnado a necessidade de as autoridades locais reforçarem a fiscalização, assim como a responsabilização das empreiteiras incumpridores.
O deputado defendeu, por outro lado, a reabilitação vias de acesso que ligam a sede comunal da Chicala e os locais de produção agrícola e do sistema de água potável avariado há seis anos.
Actualmente, com 70 por cento de execução física e 80 por cento de financiamento, o PIIM abrange 40 acções, sendo 26 de infra-estruturas e 14 de bens e serviços, nas áreas de educação, saúde, reabilitação de estradas e outros, nas comunas do Cunje, Trumba, Chicala, Cambandua e comuna sede.
No Bié estão em curso 133 projectos, dos 185 inscritos, nos sectores da educação, saúde, terraplanagem da malha rodoviária de cerca de 800 quilómetros e construção de 17 pontes, entre outros.
Lançado em Junho de 2019 pelo Presidente da República, João Lourenço, o PIIM é implementado nos 164 municípios do país e conta com um financiamento equivalente em Kwanzas a dois mil milhões de dólares do Fundo Soberano de Angola.