Uíge - Cinco escolas e um posto de registo civil instalados nos municípios do Uíge, Sanza Pombo e Damba, na província do Uíge, foram vandalizados nos últimos três meses, informou hoje, domingo, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Minint no Uíge, Serafim dos Santos.
Os supostos meliantes, seis dos quais já detidos, furtaram cadeiras, carteiras, portas, janelas, computadores, meios de instalação eléctrica e outros equipamentos que permitiriam o funcionamento dos referidos estabelecimentos públicos.
Ao falar à margem do culto da Igreja Convenção Baptista de Angola, Serafim dos Santos, que não apresentou dados anteriores, pediu apenas aos fiéis desta denominação religiosa para sensibilizarem a população, assim como denunciarem os actos de vandalização de bens públicos.
Informou sobre o registo de várias denúncias, no mesmo período, de casos de furtos de cabos eléctricos , destruição de postes de iluminação pública, cabines de distribuição de energia, tubos de água, centros hospitalares, entre outros actos protagonizados por indivíduos não identificados
Em função do sucedido, esclareceu que a conservação de bens públicos vai permitir ao Estado canalizar recursos financeiros em outros programas.
Respondendo a solicitação, o diácono da Igreja Convenção Baptista de Angola, Ernesto Zacarias, prometeu a realização de palestras de sensibilização, para a conservação de bens públicos.