Caxito – O roubo de cabos eléctricos, a vandalização de 211 postes de iluminação pública e seis quadros eléctricos no troço Porto Kipiri/Mabubas, na província do Bengo, causaram prejuízos avaliados em dez milhões e 800 mil Kwanzas.
Para avaliar os prejuízos, a governadora do Bengo, Mara Quiosa, esteve no local, durante uma jornada de campo, e prometeu combate cerrado contra acções do género.
Cento e 21 postes de iluminação dos 211 vandalizados já foram recuperados, afirmou à imprensa a governadora, no final da visita.
Indicou que o Governo provincial do Bengo faz um esforço financeiro muito grande para conseguir recursos e repor os equipamentos vandalizados.
A governadora apelou à população a denunciar os actos de vandalismos dos bens públicos, pois devem ser preservados por todos.
O roubo de cabos eléctricos vem sendo uma pratica frequente no país. Em Fevereiro último, A Polícia Nacional apreendeu mais de 11 mil toneladas de desse material e lingotes de cobre roubado, escondidos em contentores que iam ser exportados através do Porto de Luanda.
O material, roubado em várias partes do país, que estava escondido em cinco contentores e dissimulado entre lixo ferroso e sucata, ia ser exportado.