Caxito – Um seminário, para formar sacerdotes da Igreja Católica, será erguido este ano, na localidade do Sequele, município do Cacuaco, para formar, numa primeira fase, 70 jovens das dioceses de Luanda, Viana e Caxito.
Apesar de não ser conhecido os custos da obra, os trabalhos de preparação do terreno já começaram e dentro de três meses inicia a construção efectiva.
De acordo com o Bispo da Diocese de Caxito Dom Maurício Agostinho Camuto, no âmbito de uma cooperação com uma diocese italiana, a Igreja pretende também este ano construir um hospital e uma escola de artes e ofícios para a formação técnico-profissional de jovens.
Estes projectos poderão assegurar a assistência médica da população e permitir que os jovens tenham uma profissão, disse o Bispo.
Nas prioridades da instituição, para 2021, constam, também, a criação de campos agrícolas, de animais e a formação de adolescentes.
O prelado apontou a pandemia (Covid-19) como um dos grandes entraves à vinda de uma equipa de técnicos italianos para avaliar e analisar os espaços e orçamentos para a efectivação dos projectos.