Caxito – Vinte e duas zonas de risco foram identificadas nos municípios do Dande e Bula Atumba, província do Bengo, devido às fortes chuvas que se registaram, este ano, nestas localidades.
O Dande conta com 20 zonas de risco, enquanto o Bula Atumba possui duas, segundo os administradores destes municípios, Domingos Lourenço e Joaquim Cangulo, respectivamente.
Sem adiantar a localização destas áreas, o administrador do Dande, Domingos Lourenço, informou que este ano o município foi assolado por fortes chuvas que causaram a destruição de residências e deixaram várias famílias desabrigadas e campos agrícolas inundados.
Domingos Lourenço que falava no seminário de capacitação sobre protecção civil, explicou que o problema da província do Bengo reside no facto da cidade de Caxito ter o nível de água do rio Dande acima do nível dos bairros e quando se abrem as comportas da barragem por vários razões, surgem as inundações.
Já o município do Bula Atumba, segundo o administrador Joaquim Cangulo, tem as duas zonas de risco localizadas na região do rio Lumbridge e na via da comuna do Quiage.
No Nambuangongo, o administrador municipal, Domingos Muginga, disse que tem trabalhado com os coordenadores dos bairros e as autoridades tradicionais no sentido de sensibilizarem os munícipes a não construírem em zonas de risco. FS/CJ/IF