Golungo Alto - O reino da Bélgica empregou, desde 2017, três milhões e 500 mil euros (cerca de 500 milhões de kwanzas) no processo de desminagem, em Angola, informou hoje (quarta-feira), o embaixador belga, Stéphane Doppagne.
Em declarações à imprensa, no Golungo- Alto, o diplomata indicou que este apoio permitiu a realização de trabalhos de desminagem nas províncias do Cuanza-Norte, do Uige, do Cuanza-Sul e do Bengo.
Stéphane Doppagne, que falava a propósito da visita de constatação de um campo de minas em intervenção de limpeza, disse que a desminagem constitui uma das principais áreas de cooperação entre a Bélgica e o Estado angolano.
Explicou que este apoio é um gesto de solidariedade do povo nelga que passou, igualmente, por um período de guerra e o país ficou afectado com muitas minas, situação semelhante à do povo angolano.
O diplomata garantiu o contínuo apoio da Bélgica nas tarefas de desminagem, em Angola, no sentido de se devolver o sentimento de segurança à população, sobretudo nas zonas de produção.
Stéphane Doppagne enalteceu o empenho do Executivo Angolano no processo de desminagem do país.
Para a administradora municipal do Golungo Alto, Maria Inácio Jerónimo, a actividade das equipas de desminagem tem permitido alargar os campos de produção e consequentemente o aumento dos níveis de produção.
As acções de desminagem, no Golungo Alto, concretamente, na zona de Tunda Sanji, arredores da sede municipal, iniciaram-se, há quatro meses.
O trabalho a cargo da ONG Ajuda Popular da Noruega (APN) prevê a desminagem de 75 mil e 39 quilómetros quadrados, dos quais 22 mil e 76 já concluidos.
Na área desminada, foram removidos 116 minas anti-pessoal de diversos tipos e 204 não detonados.
Quando se concluire os trabalhos, a referida zona vai beneficiar directamente cerca de dois mil habitantes.
Além do Golungo Alto, o embaixador visitou também um campo de desminagem, situado na localidade de Lucala 2, no município de Cazengo (sede da província), bem como manteve um encontro de cortesia com o governador da província, João Diogo Gaspar. EFM/IMA/IZ