Luena – Uma delegação do Banco Mundial (BM), encabeçada pelo seu director regional para África, Jean-Christophe Carret, trabalha a partir de hoje, terça-feira, na província do Moxico, para inspeccionar a implementação de programas sócio-económico.
Trata-se do programa de fortalecimento do sistema de saúde, que visa a assistência de equipamentos e aquisição de medicamentos, implementados nos municípios do Moxico, Camanongue e Luau.
Consta ainda a inspecção das Transferências Sociais Monetária denominada "Kwenda", que vai beneficiar, em Outubro próximo, dezoito mil e 533 famílias vulneráveis do município do Luau, com 467 milhões e 325 mil kwanzas.
O BM está a financiar, igualmente, a implementação da segunda fase do Projecto de Desenvolvimento Institucional do Sector das Águas (PDISA2), que poderá efectuar 15 mil ligações domiciliares para água canalizada, orçado em mais de mil milhão de kwanzas.
Em declarações à imprensa, o director regional da instituição, disse que, para além de inspeccionar a execução destes projectos, a delegação vai identificar novos sectores para financiamentos.
Disse que a nível nacional, os programas de saúde financiados pelo BM estão avaliados em 110 milhões de dólares, enquanto o sector da água está orçado em 300 milhões.
Por sua vez, o governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, pediu mais apoio desta instituição financeira nos domínios da agricultura, empoderamento da jovem mulher e construção de estradas.