Luena – Dez milhões de dólares norte-americano é o valor disponibilizado pelo Banco Mundial (BM) para financiar o Plano Director de Saneamento da cidade do Luena, capital da província do Moxico.
O Plano Director de Saneamento da Cidade do Luena, prevê, entre outras acções, a melhoria das condições de habitabilidade das famílias nas zonas periféricas e urbanas, abastecimento de água, saneamento, drenagem e resíduos sólidos, em todos os bairros da cidade.
O Plano Director, com duração de 12 meses, antes da sua implementação, vai avaliar e identificar as melhores soluções do saneamento, incluindo instalações sanitárias, gestão de resíduos de água e dejeto fecais, rede de esgotos, entre outros.
O Plano Director de Saneamento da Cidade do Luena foi apresentado ao governador provincial do Moxico, Gonçalves Manuel Muandumba, que elogiou a medida por ser importante para o bem estar das comunidades.
Em declarações à imprensa, a coordenadora do projecto, Suzana Soares, o projecto será implementado em três fases, nomeadamente, o levantamento da situação actual de saneamento, Plano Estratégico, bem como o Plano de Acção.
Durante o projecto, serão realizados 500 inquéritos, visitas de campo a todos os bairros, consultas públicas às comunidades com o grupo focal, entre outros.
Segundo Suzana Soares, “para o sucesso do Plano Director, com duração de 12 meses, será necessário obter informações relacionadas aos sectores da saúde, educação, gabinete de Estudo, Planeamento, Estatística, Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher bem como, o gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico”.
Planos iguais serão implementados na cidade de N’Dalatando (Cuanza Norte), Kuito (Bié) e Huambo, com um valor total de USD 40 milhões para cada cidade.