Catumbela – Uma avaria técnica que se regista há cerca de duas semanas, na Central Térmica do município do Cubal, província de Benguela, está a condicionar o fornecimento de energia eléctrica na circunscrição, apurou hoje a ANGOP
Segundo o director municipal da Energia e Águas do Cubal, Abel Pilartes, a avaria afectou um dos equipamentos electrónicos da referida Central Térmica, razão pela qual a região está privada de electricidade há sensivelmente duas semanas.
Abel Pilartes admite não haver condições a nível local para reparação do referido equipamento, daí a morosidade na reposição do fornecimento de energia à localidade.
Fez saber que o assunto está já a merecer a atenção da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), que efectua diligências a nível de Luanda com intuito de adquirir outro material para a Central Térmica do Cubal.
Ainda assim, a fonte receia que a situação pode levar ainda algum tempo, dado que há dificuldades no processo de transporte do equipamento entre as províncias de Luanda e Benguela.
“São equipamentos electrónicos de complexa reparação”, notou o director, que também tranquilizou os munícipes, pois que, como diz, a ENDE está a fazer tudo para repor a electricidade, embora não tenha apontado uma previsão para o restabelecimento.
O apagão que já dura duas semanas está a dificultar a vida dos munícipes do Cubal, que, visivelmente agastados, queixam-se de estarem a braços com prejuízos devido à deterioração de produtos alimentares perecíveis, como carne e peixe.
Um munícipe, que apelava à imediata solução da avaria da Central Térmica, sublinha que, se a situação continuar, os prejuízos serão ainda maiores, uma vez que muitas famílias têm o hábito de conservar alimentos em arcas frigoríficas.
“Tudo o que havia na arca estragou e foi para o lixo”, reclamou outro munícipe, que critica o silêncio da ENDE em relação ao problema.
O município do Cubal, localizado a 150 quilómetros a Sul da cidade de Benguela, beneficia, tal como as restantes localidades do interior da província, de electricidade de origem térmica, que funciona com grupos geradores.