Talatona – As autoridades municipais do Kilamba Kiaxi, em Luanda, estão apostadas na implementação de programas de inclusão social para o desenvolvimento da municipalidade, informou, quarta-feira, a administradora, Neulila André.
A gestora pública falava à Imprensa, sobre os programas do município, durante as comemorações dos 48 anos do Kilamba Kiaxi que decorreu sob o tema " Um compromisso com a inclusão e o desenvolvimento.
De acordo com a responsável, o município tem o compromisso com a inclusão, focada no desenvolvimento e garantia da segurança da população.
Neste sentido, afirmou que as autoridades têm estado a enveredar esforços no sentido de reduzir as dificuldades que assolam e preocupam à população, tendo a juventude como referência.
Segundo fonte da administração, no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) o Kilamba Kiaxi tem vários projectos com realce para construção de escolas, postos de saúde e reabilitação de estradas secundárias e terciárias no interior dos bairros.
Afirmou que o Kilamba Kiaxi é um município complexo, problemático e com situações complicadas para se trabalhar, tais como, as matérias de acesso à água, circulação rodoviária e a própria mobilidade do pedestre.
Outro desafio apontado por ela, é relacionado as áreas da educação, saúde, por outro lado, realçou as potencialidade culturais e desportivas do kilamba kiaxi que são transmitidas por pessoas caracterizadas pela vontade de ser autênticas no meio de todos.
No âmbito das celebrações do dia do município, comemorado a 17 de Setembro de 24, os munícipes do Kilamba Kiaxi participaram hoje, em diversas actividades recreativas e culturais, para celebrar os 48 anos de existência do município.
Ainda no quadro das comemorações, foi realizado um colóquio sobre a vida e obra de Agostinho Neto, com base na actividade, Neulila André explicou que o evento é uma oportunidade de ouvir falar de Agostinho Neto que continua sendo uma inspiração para todos os angolanos .
“ Mencionamos as várias menções e a dimensões, o espírito de abnegação e determinação que colocava acima dos seus interesses pessoais”, frisou.
António Agostinho Neto, o Fundador da Nação nasceu a 17 de Setembro de 1922, na Aldeia de Caxicane, município de Icolo e Bengo, e
morreu no dia 10 do mesmo mês, em Moscovo, União da Antiga República Socialista Soviética, actualmente Rússia.
O município que celebra hoje os 48 anos de existência foi fundado em 1976, e é constituído por quatro distritos urbanos nomeadamente Sapú , Golfe , Palanca e Nova Vida com as limitações geográficas a Norte os municípios de Luanda e Cazenga, a Este o
município de Viana, Sul o município de Talatona e a Oeste igualmente o município de Luanda.VS/MAG