Catumbela – O administrador municipal do Cubal, Paulino Banja, garante que está assegurada a resposta às dificuldades enfrentadas pela população da povoação do Tumolo, principalmente nos sectores da educação, saúde, agricultura e vias de acesso.
O responsável fez esta promessa no final de uma visita ao Tumolo, uma das povoações da comuna da Capupa, a Sul da sede municipal do Cubal, onde ouviu o clamor da comunidade por melhorias nos sectores sociais.
Neste quadro, Paulino Banja reconheceu a necessidade de se reforçar a educação naquela povoação e por isso garante colocar mais professores, dentro de um mês.
Igualmente prometeu o apetrechamento do posto de saúde com meios e equipamentos, para melhorar os serviços primários de saúde naquela povoação, que controla 12 aldeias.
Face à perda das culturas diversas pelas chuvas, o administrador do Cubal, para minimizar a carência que a população atravessa, procedeu à entrega de sementes de cereais, bem como instrumentos de trabalho, entre catanas e enxadas.
Sublinha que a entrega dos imputes agrícolas vai continuar no sentido de minimizar o impacto das chuvas no seio dos produtores familiares na povoação do Tumolo.
Sobre as vias de acesso, deu a conhecer que tão logo haja condições financeiras, a administração vai efectuar uma intervenção para melhorar as condições de circulação da população.
Aproveitou ainda a oportunidade para apelar à colaboração da comunidade do Tumolo para o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), que arranca em Junho deste ano.
Com mais de 367 mil habitantes, segundo o Censo2014, cuja principal actividade económica é a agricultura, o Cubal é um dos dez municípios da província de Benguela e, além da sede, conta com as comunas da Yambala, Capupa e Tumbulo. JH/CRB