Malanje - O administrador municipal de Massango, Luís João José, solicitou à Polícia Nacional o reforço de efectivos na fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), para travar a entrada ilegal de cidadãos congoleses em Malanje.
Essa preocupação foi apresentada quarta-feira ao comandante Provincial da Polícia Nacional de Malanje, comissário João Cariqui, durante um encontro com as autoridades de Massango, que visou avaliar a situação delituosa do município.
De acordo com o administrador Luís João José, a cobertura policial ao longo da fronteira é deficiente, por insuficiência de efectivos de Guarda Fronteiras e esta situação tem facilitado roubos de animais, assaltos a mão armada e outros crimes, no território de Massango, cujos autores são presumivelmente cidadãos congoleses.
O município de Massango partilha uma fronteira fluvial de 147 quilómetros com a RDC, extensão vasta, que segundo o administrador, sem uma cobertura integral da Polícia Nacional, constitui caminho para a entrada ilegal de cidadãos do Congo ao país.
O responsável precisou que a par disso, urge igualmente o reforço do policiamento no interior do município, com vista a manutenção da ordem e tranquilidade públicas, tendo realçado que o Comando Municipal da Polícia também enfrenta dificuldades de vária ordem, desde a falta de instalações condignas e insuficiência de efectivos.
Em resposta, o comandante provincial da Polícia, João Cariqui manifestou a disposição da corporação em trabalhar para a resolução dos problemas apresentados, tendo garantido para além do reforço de efectivos, mais meios, incluindo viaturas para permitir o policiamento de proximidade.
Disse por outro lado, que está a ser desenvolvido um trabalho conjunto entre a Administração Municipal e a Delegação Provincial do Ministério do Interior, para a construção de um novo Comando Municipal da Polícia e o apetrechamento com meios modernos, acrescentando que nesta altura a situação delituosa é estável.
O município de Massango dista a 290 quilómetros a norte da cidade de Malanje e compreende as comunas de Quinguengue e Quihuhu, com uma população estimada em 6 mil e 876 habitantes.