Chipindo - As autoridades do município de Chipindo, na província da Huíla, realçaram, no sábado, o papel dos idosos na preservação dos valores culturais e da história local, através da oralidade que é transmitida à nova geração.
Num encontro realizado no âmbito do Dia do Idoso (30 de Novembro), o administrador municipal adjunto, Moisés Canhina, destacou a necessidade de se preservar os direitos desse grupo e melhorar à sua condição de vida, por isso, localmente, estão elencados projectos segmentados para os mesmos.
Entre as iniciativas em curso, disse o responsável, estão a distribuição de cestas básicas e de medicamentos, a promoção de actividades culturais e o fortalecimento de políticas de protecção social no município.
Além disso, segundo o interlocutor, programas de inclusão foram criados para assegurar que os idosos tenham acesso a serviços essenciais de saúde.
"Os idosos são o pilar de nossas famílias e comunidades, pelo que é nosso dever garantir que sejam tratados com respeito e dignidade", afirmou o administrador municipal adjunto.
O encontro decorreu sob o lema: "Protecção Social garantia do envelhecimento saudável" e na ocasião fez-se a entrega de sementes de milho e feijão à pessoa Idosa. MS