Menongue - Quatro mil e setecentos e oitenta e quatro animais diversos foram vacinadas contra raiva, de Janeiro a Dezembro deste ano, na província do Cubango, contra três mil e 631 de 2022.
Dos animais imunizados quatro mil e 523 são cães (contra 3410), 149 gatos (contra 129) e 112 macacos (contra 92).
Os dados foram avançados hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo chefe de departamento dos serviços veterinário do Cuando Cubango, Ginesvaldo Alberto Sassupe, tendo referido que houve o registo de 938 casos de mordeduras, sem nenhum caso de raiva e morte.
O responsável informou que as autoridades veterinárias da província continuam a intensificar campanhas de sensibilização da população sobre os cuidados a ter com os animais de estimação, como forma de prevenir possíveis casos de raiva junto das comunidades locais.
As campanhas, explicou Ginesvaldo Alberto Sassupe, têm como foco mensagens sobre a importância da desparasitação e do cumprimento do calendário de vacinação, com vista a contrapor o crescente número de mordeduras e da possível transmissão da raiva, por falta de cuidados dos proprietários de animais.
Por isso, o chefe de departamento apelou aos criadores de cães, gatos e macacos no sentido de manterem os animais em cativeiros, evitando saída à rua e terem contacto com outros que sofram de raiva.
De referir que o departamento dos Serviços Veterinários do Cuando Cubango dispõe em stock mil e 250 vacinas anti-rábicas, quantidade suficiente para acudir a possíveis casos de raiva. LMZ/ALK/PLB