Luanda - A Associação Internacional de Jovens Lumumbistas (AIJL), na República Democrática do Congo (RDC), colocou, esta sexta-feira, António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, no patamar dos maiores líderes pan-africanistas em todo o mundo.
Esta informação foi avançada pelos membros-responsáveis da AIJL, durante uma cerimónia de lançamento dos trabalhos preparatórios da Primeira Conferência de Jovens Pan-africanos, que teve lugar na capital daquele país, Kinshasa.
De acordo com uma nota de Imprensa da Embaixada de Angola na RDC, o nome de Agostinho Neto consta de uma lista com vários líderes mundiais, nomeadamente Nelson Mandela (África do Sul), Julius Nyerere (Tanzânia), Sylvanus Olympio (Togo), Amílcar Cabral (Guiné Bissau e Cabo Verde), Kwame Nkrumah (Gana), Fidel de Castro (Cuba) e Che Guevara (Argentina).
Ben-Bella (Argélia), Jomo Kenyatta (Quénia), Alioune Diop (Senegal), Cheikh Anta Diop (Senegal), Bob Marley (Jamaica), Martin Luther King Jr. (EUA), Malcom X (EUA) Steve Biko (África do Sul), Desmond Tutu (África do Sul), Thomas Sankara (Burkina Faso), também constam da mesma lista.
A AIJL é uma organização criada em 19 de Junho de 2009, por um grupo de jovens residentes na RDC, com o propósito de enaltecer a história política, económica, social e cultural de África.
Tem como objectivo o de informar e formar jovens, torná-los úteis à sociedade, divulgar as ideias dignas e libertadoras de Patrice Emery Lumumba, e outros pan-africanistas, bem como promover a resolução de conflitos entre os africanos.
Participaram do encontro, diplomatas, docentes, estudantes e membros da sociedade civil residentes em Kinshasa.