Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Assinado memorando para desenvolvimento de soluções sustentáveis em escolas

     Sociedade              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 23h05
Director Executivo do Leme Educare, Luís Pacheco
Director Executivo do Leme Educare, Luís Pacheco
Mateus Sorte-ANGOP

Luanda - Um memorando de entendimento que visa o desenvolvimento de um projecto educativo pioneiro por meio da agricultura, concretamente no conceito AgroLaboratório, foi rubricado na quinta-feira, em Luanda, entre o projecto Fazenda Escola e o colégio Leme Educare.

O projecto denominado “AgroAprendizagem” vai criar um ambiente que permita a integração de actividades agrícolas como motor para o desenvolvimento de aprendizagens interdisciplinares, aplicável a diversas disciplinas e utilizando práticas pedagógicas e digitais.

Foram os signatários do acordo o Director Executivo da Fazenda Escola, Luís Massafe, e o Director executivo do Colégio Leme Educare, Luís Pacheco.

Na ocasião, Luís Pacheco explicou que o objectivo da parceria é implementar o projecto "AgroAprendizagem", associando o mesmo ao projecto Agro 360 da autoria da Fazenda Escola.

O referido projecto que cria o conceito inovador do espaço AgroLaboratório é da autoria do Leme Educare.

Referiu que o projecto centra-se na multidisciplinaridade enquanto factor de integração de conhecimentos, colocando os alunos no epicentro do processo de ensino-aprendizagem, com vista a torná-los protagonistas da própria aprendizagem.

Segundo o responsável, o projecto tem como principais objectivos a promoção do desenvolvimento de comportamentos sustentáveis de produção agrícola e desenvolvimento de visão empreendedora na área, pelo alunos associando ao mesmo o cumprimento do curriculo de cada uma das disciplinas de cada ano de escolaridade.

A iniciativa, continuou, constitui-se como uma estratégia pedagógica para ensinar os alunos sob temas relacionados com a natureza, o ciclo das plantas e a importância do consumo de alimentos frescos e saudáveis, promovendo aprendizagens significativas.

Por seu turno, Luís Massafe elucidou que a “Fazenda Escola” é uma plataforma agro educacional integrada que aproxima crianças a partir do ensino primário à agricultura, com objectivo de incutir a importância deste sector para o desenvolvimento da sociedade.

Disse que o projecto visa modelar as crianças sobre a importância da agricultura para o desenvolvimento, por formas a estimulá-las a optar pelo cultivo, no futuro, independentemente de serem formadas e trabalharem noutras áreas.

“Nós trouxemos aqui uma temática no contexto de ser os primeiros passos do que o país precisa que é educar uma próxima geração sobre a necessidade e importância de se aplicar na agricultura, ou seja, se nós queremos pensar no futuro e a agricultura é o futuro então temos de aplicar desde a base”, acrescentou.

Já a administradora-adjunta para Área Financeira do Município do Talatona, Marioneth Cristóvão, que testemunhou o acto, congratulou-se com o projecto, tendo realçado a sua importância por passar às crianças uma visão sobre a actividade agrícola.

Frisou que o projecto proporcionará às crianças as bases de como cultivar e dar-lhes a conhecer sobre as origens dos produtos, porque, no seu entender, as crianças comem, mas muitas vezes desconhecem a proveniência dos produtos.

Neste âmbito, sublinhou a importância do projecto, tendo em conta que Angola é um país com vasto solo arável e que precisa de ser explorado.

A Fazenda Escola é uma instituição dedicada ao desenvolvimento de projetos agroeducacionais,

O Leme Educare é um colégio português que existe há cerca de 10 anos e tem como principal interesse a promoção de aprendizagens interdisciplinares. Usa a componente  agroeducacional como uma estratégia pedagógica. CPM/OHA





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Jovens da Igreja Bom Deus reforçam banco de sangue do HGM

 Quinta, 13 Fevereiro de 2025 | 19h50

Angola possui uma taxa de penetração de internet de 39%

 Quinta, 13 Fevereiro de 2025 | 19h33

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+